sexta-feira, 15 de abril de 2011

FETRIECE COMPLETA 17 ANOS DE MUITAS CONQUISTAS



A Federação de Triathlon do Estado Ceará foi criada oficialmente no dia 12 de abril de 1994, tendo como seu primeiro presidente o Sr. José Raimundo Figueiredo Filho, quando inicialmente tínhamos apenas 12 atletas. Em 2004 já com a presidência de Fátima Figueiredo, surgiu a idéia da criação dos projetos Novos Talentos, com total apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, onde se obteve a partir dessa parceria um crescimento a nível de atletas iniciantes e consequentemente, crescendo o interesse de outros atletas oriundos da natação, ciclismo que voltaram suas atividades para o triathlon. Vale salientar que inicialmente a federação contava com 06 núcleos distribuídos em diversos bairros de Fortaleza com idade de 08 até 18 anos, para que nós pudéssemos alem de criar o desenvolvimento e a vontade pelo triathlon, aproveitar e torná-lo também um elo para que nos pudéssemos ajudar e tirar as crianças carentes dos bairros Praia do Futuro, Pici, Jose Walter, Barra do Ceará, Aerolândia e adjacências e Centro.

Através da perseverança da presidente atual em levar, o termo é este mesmo, "chá de cadeira", em diversos órgãos oficiais, conseguimos manter alguns núcleos e ainda fazer retornar outros que se encontravam desativados. Atualmente a nossa federação com o apoio da Prefeitura e Governo do Estado, esta conseguindo deixar em funcionamento os núcleos da Praia do Futuro, Jose Walter, Pici, Choró e Maranguape (no interior do estado) e o NAR (Núcleo de Alto Rendimento) cujos atletas que se destacam, são pinçados dos diversos núcleos e incorporados ao mesmo como a atleta Sâmmia Deyse Santiago, que veio do núcleo do Pici e foi engajada ao NAR e começou a desenvolver um triathlon mais eficaz, tendo inclusive participado de uma oficina patrocinada pela UK Sport na antiga casa do atleta da Confederação Brasileira de Triathlon.

A Fetriece conta atualmente com 256 atletas federados e é considerada referência nacional na revelação de grandes valores e talentos para o triathlon nacional Antônio Marcos, Wesley Matos, além de conquistar vários títulos individuais e em equipes, como o de bi-campeões no Quadro Geral de Medalhas da Cbtri. 

A Fetriece agradece a confiança depositada por todos os seus atletas, colaboradores e amigos, que em conjunto com a Federação vem sugerindo, dando idéias, discutindo melhorias e empenhando-se em manter o nível dos atletas e competições cearenses entre as melhores do Brasil.

Um comentário:

  1. PARABENS A TODOS OS ATLETAS, PATROCINADORES, ASSESSORIAS ESPORTIVAS, A EQUIPE DA FEDERAÇÃO (Árbitros, Staffs, diretores, etc) a todos que fizeram e fazem parte desta grande familia.
    E lembrar que foi a primeira federação a revelar um talento OLimpico Juvenil através do Projeto Social desenvolvido pela entidade. Ano passado esta federação conseguiu este título de Federação Olímpica, auxiliando na descoberta do talento juvenil, mas nunca esquecendo do objetivo principal, que através do triathlon ensina conceitos de cidadania, respeito, educação, socialização,espírito esportivo, entre outros.
    Que Deus abençoe a todos!!!
    Tércia Figueiredo e Ronaldo Schilling

    ResponderExcluir

FETRIECE: RUA RODRIGUES JÚNIOR, 89, CENTRO, FORTALEZA - CE. TEL: 85-3253.0321.
EMAIL: triathlonceara@gmail ou federacaot@gmail.com