quarta-feira, 20 de abril de 2011

TRIATLETAS CEARENSES CRIAM CAMPANHA PARA RESPEITAR OS CICLISTAS



A idéia da campanha surgiu de um grupo de ciclistas que costuma treinar em uma avenida movimentada de Fortaleza. O objetivo é mesmo chamar a atenção da população para o respeito com o ciclista, e não só o atleta, mas também com milhares de pessoas que usam a bike como meio de transporte. “ Queremos mais atenção dos motoristas”, fala o educador físico Rafael Leitão, que está a frente da Campanha.

O Grupo de atletas se baseou no artigo 201 do código de trânsito brasileiro que diz que Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: resulta em uma infração média e a penalidade é uma multa. “Por isso temos certeza que o movimento vai ganhar força em todo Brasil. Sabemos que tem muita gente por aí que quer substituir o carro pela bike, precisamos apenas de um incentivo, e quem sabe essa manifestação não vai ser o começo?” adiciona Rafael. A Campanha pode chamar atenção também do poder público para a necessidade da construção de mais ciclovias nas cidades. Aqui em Fortaleza as ciclovias são pouquíssimas e ainda nem todas em boas condições. Algumas cidades até tem, mas as que têm sofrem diariamente com a luta ciclistasXMotoristas.

Rafael alerta também para o cuidado: se você quiser ser respeitado também respeite. “ Queremos o ciclista atento às leis de trânsito, só assim ele pode exigir algo.” Exemplos são: pedalar sempre á direita da via e não na contramão, sinalizar o que pretende fazer com antecedência e cuidado com as portas de carros se abrindo.

É com esse intuito então que a Campanha surge. O Desejo é que todos abracem essa causa e todos façam por onde, assim será possível trafegar em uma rua ou avenida com ciclistas e motoristas, todos se respeitando.

(Por Natália Falcão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FETRIECE: RUA RODRIGUES JÚNIOR, 89, CENTRO, FORTALEZA - CE. TEL: 85-3253.0321.
EMAIL: triathlonceara@gmail ou federacaot@gmail.com