terça-feira, 3 de maio de 2011

WESLEY MATOS: "NO AQUATHLON SÃO 30 MINUTOS DE DOR"


Vice-campeão mundial de aquathlon em 2009 e um dos grandes nomes da nova geração do triathlon nacional, Wesley Matos confirmou presença na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Aquathlon que será disputada no próximo dia 14, em João Pessoa, na Paraíba. Lúcido como sempre, Wesley fala de sua motivação para a disputa da prova e traça um paralelo interessante entre a modalidade e o triathlon olímpico. Confiram.

Qual a sua maior motivação para disputar a etapa do Brasileiro de aquathlon?

Quero buscar mais um título nacional de aquathlon e também gosto muito de provas rápidas em que você tem que estar 100% o tempo todo. E o aquathlon é basicamente isso. 

Qual a melhor forma de encarar uma prova deste tipo de modalidade?

Você tem que suportar a dor. A prova é rápida, dura em torno de 30:, você tem que tentar estar 100% durante toda a prova. Aquele que resistir mais a dor, leva o troféu. É uma prova de velocidade dividida em três etapas, por isso o ritmo é bastante forte.

O nível de estresse é o mesmo de um triathlon?

Não. No triathlon a resitência é o fator determinante, você tem que ter cabeça para superar limites por um longo tempo. Você pode traçar estratégias e se "poupar" em alguns momentos. No Aquathlon é uma prova dolorosa do início ao fim. São 30: de dor, respiração muito ofegante e superação. Você tem que estar veloz para imprimir um ritmo forte do começo ao fim, sem ter espaços para erros.

Quais são as suas principais metas nesta temporada que já está no seu quinto mês?

Depois de um ano de muitas lesões, provas abandonadas e algumas mudanças, eu iniciei 2011 "um passo atrás" para buscar o meu lugar e meus objetivos no decorrer da temporada. Após um bom trabalho de base, iniciei o período competitivo voltando ao ritmo de prova, evoluindo em cada competição, para marcar pontos no ranking olímpico e estar 100% na principal prova do semestre, os Jogos Mundiais Militares em Julho.

Apoio: CBTRI / FETRIECE / Governo do Ceará / Asics / Barcellos Sports Fortaleza / Centiser / Exército Brasileiro / Suplementts.

FONTE: SITE CBTRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FETRIECE: RUA RODRIGUES JÚNIOR, 89, CENTRO, FORTALEZA - CE. TEL: 85-3253.0321.
EMAIL: triathlonceara@gmail ou federacaot@gmail.com