quarta-feira, 29 de junho de 2011

TRIATLETA MUDA HÁBITOS POR QUALIDADE DE VIDA E VIRA EXEMPLO



Olá amigos triatletas do Ceará, meu nome é Antônio Cassimiro, sou triatleta em Brasília e vou contar à vocês um pouco das mudanças que o triathlon fez na minha vida.

Transcorria o ano de 2000, quando estava fumando duas carteiras de cigarro e comendo compulsivamente, sendo obrigado a iniciar uma mudança que mais tarde viria se tornar radical. Cheguei a pesar 105kg, tive princípio de câncer de garganta, ficando obrigado à parar de fumar ao qual abandonei com muito custo. Resolvido um problema, restava outro de igual importância, era muito obeso e ansioso, herdados pelo uso abusivo do cigarro.

Iniciei a prática esportiva e comecei a andar, já que não conseguia correr. Foi paixão a primeira passada. Deduzi de cara que tinha inclinação (resistência) para desempenhar aquele esporte. Acrescentei aos meus treinamentos com muita dificuldade a natação.

Estreei no triathlon em 2004 no campeonato local, categoria estreante e para minha surpresa fui campeão. Peguei gosto pelo esporte e daí não parei mais. Participei no ano seguinte da prova (Homem de Ferro) e fui o 5º colocado.

Obtive matérias na capa do jornal de BSB e duas na TV Record e uma na Globo e diariamente estou no jornal, sendo a última reportagem uma matéria feita para a minha prova em Budapeste (foto).

Atualmente peso 80 kg e venho participando de competições locais, interestaduais e mundiais. Ganhei uma bolsa universitária (Católica de Brasília), estando no 5º semestre do curso de educação física. Recentemente passei no processo seletivo para estagiar no SESC, ficando meu treinamento diário limitado a 2duas horas, pois treino de madrugada, conciliando com o estágio e com o meu trabalho de motorista de coletivo que sou.

Minha rotina diária:

As 5 da manha pedalo, corro ou nado, às 7h tenho estágio no Sesc até as 11h. A partir das 11:30 h trabalho no coletivo até às 19 h de onde vou para a universidade e fico até 22:30. Chegando em casa às 23h vou me deitar às 23:30 h. Nos finais de semana intensifico os treinos para compensar a perda.

Para mim hoje, conceber a vida sem praticar uma atividade física é impossível.

A seguir cito os meus melhores resultados obtidos:
- Ano de 2006 - Etapa SESC triatlon Brasília - 3º lugar categoria mountain bike;
- Ano de 2007 - Etapa SESC Triatlon Brasília - 3º lugar categoria mountain bike;
- Ano de 2007 - Campeonato brasiliense - Campeão categoria mountain bike;
- Ano de 2008  - Campeonato Brasileiro de Triatlon  - Vitória/ES - 4ºlugar categoria 40/44 anos;
- Ano de 2008 - 70 km de Mountain bike de Ceilândia/Brasília - 5º lugar categoria;
- Ano de 2008 - Etapa SESC - Pará - Campeão na categoria mountain Bike;
- Ano de 2008 - Copa Centro Oeste de Triatlon - Palmas/TO - Campeão;
- Ano de 2008 - Desafio de Duatlon - Brasília - 2° lugar;
- Ano de 2008 - Longa Distância - Fortaleza/CE  - 3ºlugar;
- Ano de 2008 - Copa Brasil - Brasília 2º lugar;
- Ano de 2008 - Sesc Triatlon  - Etapa Porto Alegre/RS  - 3º lugar;
- Ano de 2009 - Campeonato Brasiliense - Caldas Novas - 3º lugar;
- Ano de 2009 - Campeonato de Triatlon Brasileiro - Minas Gerais - 3° lugar;
- Ano de 2009 - Sesc Triatlon - Etapa Brasília - 2º lugar;
- Ano de 2009 - Sesc Triatlon Etapa Belém - 2ª lugar;
- Ano de 2009 - Sesc Triatlon - Etapa Salvador - 3º lugar;
- Ano de 2009 - Desafio de Duatlon - 2º lugar;
- Ano de 2009 - Campeonato Brasiliense - 3º lugar;
- Ano de 2009 - Prova SESC Triatlon - Etapa Rio Grande do Sul/ Tramandaí - 3º lugar;
- Ano de 2010 - Campeonato Brasileiro de Triatlon Olímpico - Vitória/ES - 3ºlugar (Prova que me rendeu a classificação para o mundial de triatlon que será realizado em Budapeste, Hungria); 
- Ano de 2010 - Prova: Mundial de Triatlon - Budapeste/Hungria - 50º lugar;
- Ano de 2010 - Prova  - Etapa SESC Triatlon Salvador/BA - 2º lugar;
- Ano de 2010 - Prova Etapa SESC Triatlon Tramandaí/RS  - 3ºlugar; 
- Ano de 2011 - Copa Brasil de Triatlon - Cuiabá/MS - 5º lugar.

Um comentário:

FETRIECE: RUA RODRIGUES JÚNIOR, 89, CENTRO, FORTALEZA - CE. TEL: 85-3253.0321.
EMAIL: triathlonceara@gmail ou federacaot@gmail.com