quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ELANO RIBEIRO: FELIZ COM CRESCIMENTO DO TRIATHLON CEARENSE

De proêmio, insta dizer que as considerações que farei aqui não são fruto de nenhum estudo ou pesquisa aprofundados, e restrigem-se à minha visão como um mero praticante do esporte. Ou seja, é uma coisa bem pessoal, mas é assim que vejo a situação.
 
Despiciendo dizer que o triatlo cresce exponencialmente no Brasil. No Ceará, então, a coisa chega a ser assustadora. Iniciei nas corridas em julho de 2008, e enveredei pelo triatlo no final de outubro de 2009. De quando iniciei no triatlo até hoje - e isto tem menos de 2 anos - já vejo que o número de praticantes cresceu notoriamente.

O Ceará, salvo engano, está entre os três estados do Brasil com maior número de atletas federados. E a coisa tem ficado cada vez mais emocionante. A crescente demanda trouxe como consequência a expansão das assessorias esportivas já existentes, bem como o surgimento de novas opções de treinamento, novas assessorias esportivas.


As assessorias esportivas de corrida já proliferavam aos montes. Mas este fenômeno ainda não tinha atingido o triatlo. Tínhamos duas ou três com prestação de serviços à contento para o que se espera de treninamento para triatlo. Pode-se até dizer que tínhamos outras. Mas estas eram assessorias esportivas de corrida que queriam oferecer o serviço para triatletas sem, contudo, ter a expertise necessária para tal. Tanto assim que acabaram por ficar somente com corredores.


Entretanto, com a crescente demanda, como já falei alhures, novas opções estão surgindo no mercado. Educadores Físicos estão buscando especialização na área, fazendo cursos em São Paulo com renomados triatletas da cena nacional. Além disso, atletas profissionais, com formação na área, começam a prestar serviços aqui em Fortaleza.


Assim, hodiernamente, temos as assessorias esportivas de triatlo locais e outras localizadas nas mais variadas cidades do Brasil, mas que também prestam serviço aqui. Estas últimas, apesar da ausência do técnico no dia-a-dia do atleta, não são menos importantes do que aqueles que têm sua estrutura completa em Fortaleza. Tais técnicos costumam atender seus atletas via internet (emails, skype, etc) e fone, e os visitam esporadicamente, dando atenção integral no tempo em que aqui ficam.


O triatleta cearense, pois, quando da escolha da assessoria esportiva, há de sopesar as inúmeras variáveis existentes: a) sua condição física; b) se possível, obter informações de como é o perfil do grupo que já pratica naquela assessoria; c) conversar com os treinadores e obter informações de locais e metodologia de treinos; d) estrutura oferecida pela assessoria; e) custos; f) horários de treinos; g) necessidade de contato pessoal diuturno com o técnico; h) objetivo: performance ou não?; etc...



IMPORTANTE!!! Um amigo meu mencionou, ainda hoje, passagem do livro do MACCA, a qual é muito pertinente para o momento. Assim diz: "Não adianta ter o melhor técnico do mundo. O que importa é ter o melhor técnico para você."

O fato é que o grande beneficado com a atual situação é mesmo o triatlo cearense. A
FETRIECE, por sua vez, faz excelente trabalho, sendo bem atuante e organizando provas para manter a cena local sempre ativa. O calendário anual está cada vez melhor, e as provas vêm recebendo melhorias constantes. A FETRIECE, ainda, é merecedora dos melhores encômios pelo trabalho social com os Núcleos de Alto Rendimento, os quais dão oportunidades a crianças carentes, transformando-as em verdadeiros atletas, e, muitas vezes, dando-lhes a chance de ingressar no esporte profissional.

Por fim, gostaria de citar algumas assessorias esportivas/equipes existentes aqui no Ceará, sem fazer, aqui, qualquer juízo de valor, discriminação ou graduação do serviço oferecidos pelas mesmas. Lá vai:


Equipe Hooters/Bransk/
TopSports (da qual faço parte) - Técnico - Leandro Macedo (Brasília)
Zonaalvo Assessoria Esportiva - Técnico - Rafael Leitão
Santiago Ascenço Assessoria Esportiva - Técnico - Santiago Ascenço (Goiânia)
Raul Furtado Team - Técnico - Raul Furtado (Rio de janeiro)
Triativo Assessorira Esportiva - Técnico - Tiago Mohana
Diogo Porto Team - Técnico - Diogo Porto
Ares Consultoria Esportiva - Técnico - Heraldo Viana

Desculpem-me as que não estão na lista acima. Não é a intenção deste blogueiro excluir ninguém. Se aí não estão, ou foi por esquecimento, ou, desconhecimento. Como falei logo no início desta postagem, aqui consta apenas a minha visão, a qual, sem dúvida, é somente mais uma dentre tantas. Não querendo dizer que seja a correta.
FONTE: BLOG ELANO RIBEIRO (http://elanoribeirotri.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FETRIECE: RUA RODRIGUES JÚNIOR, 89, CENTRO, FORTALEZA - CE. TEL: 85-3253.0321.
EMAIL: triathlonceara@gmail ou federacaot@gmail.com