terça-feira, 16 de agosto de 2011

TRIATHLON CEARENSE SAI NA FRENTE


Sol, água fresca, brisa agradável e muita garra marcaram a participação histórica dos quase 100 triatletas que encararam o 1º Campeonato Brasileiro de CROSS Triathlon, neste sábado - dia 13 de Agosto de 2011- na cidade de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza - Ceará.
 
Numa iniciativa inédita para promover o esporte no Brasil, a Fetriece (Federação de Triathlon do Estado do Ceará ) organizou a prova inaugural oficial da versão "fora de estrada" do triathlon olímpico, que envolve três modalidades: natação, ciclismo e corrida, isto é, ao invês do asfalto, muita "terra na veia", termo emprestado do nome do local usado para a competição. A prova foi realizada na propriedade da Fazenda Colonial, que vem transformando-se num polo para prática de esportes na região.

"É um desafio muito grande fazer pela primeira vez a prova de triathlon na terra", comenta Fátima Figueiredo, presidente da Fetriece que através da seriedade, dedicação e paixão pelo esporte vem desenvolvendo o Triathlon no Estado.


A corrida definiu os 10 melhores triatletas - 5 masculino e 5 feminino - para o Mundial em 2012.  "A Tropa de Elite foi formada aqui" complementa com orgulho Fátima. O destaque foram os atletas da "casa", no masculino Evilásio Nascimento, atleta do Projeto de Alto Rendimento da Fetriece, foi o mais veloz para percorrer os 750 metros de natação no lago, 20 km de mountain bike e 5 km de corrida. O segundo lugar ficou para Manoel Messias(CE), em terceiro o potiguar mas filiado pelo Ceará, Cid Florencio, em quarto Breno Fernando(CE) e em quinto João Martins Galvão.


No feminino, Verônica Oliveira de Medeiro, de 32 anos conquistou o título brasileiro de Cross Triathlon, seguida por Maria do Socorro (CE), de apenas 15 anos e Sâmmya Deyse Santiago (CE), uma das maiores promessas do esporte. O quarto lugar ficou para Janice Farias(CE) e Jane Porfírio(ES), respectivamente.

A primeira prova homologada pelas entidades oficiais da modalidade: ITU (União Internacional de Triathlon) e CBTri (Confederação Brasileira de Triathlon), atraiu o interesse de muitos desportistas de diversos Estados, como o paulista Alessandro Pimentel, de Taubaté (SP), especialista em provas longas, também fez questão de participar da prova, mesmo acontecendo na véspera da principal corrida da continente, o Pan-americano de Triathlon de Longa Distância. Pimentel conquistou o honroso 4º lugar em sua categoria e nesta semana já embarca para o Panamá.

Família do Esporte
- Mais do que organizar coordenar a modaldiade, a Fetriece trabalha a base do esporte através de projetos sociais que estimulam a entrada e permanência de crianças ao esporte. Atualmente são 3 núcleos, com destaque para o Centro de Alto Rendimento, que já revelou talentos como: Wesley Matos, Iuri Vinuto, entre outros.


"Fomos os precursores do triathlon de longa distância no país e agora do cross triathlon", lembra o Coronel Figueiredo, padrinho da prova, marido de Fátima e pai de Tércia Figueiredo, uma das mais talentosas esportistas do Estado, responsável por levar toda família para o esporte.

Atualmente, a Fetriece é uma das Federações mais bem estruturadas do país, com bicicletas e equipamentos próprios para a realização dos eventos. "Meu sonho é ver a Fetriece com sede própria, com direito a sala de aula com computadores e piscina. Além de esportistas, queremos formar cidadãos", completa Figueiredo, com toda sinceridade.

Fonte: Mídia Bike Comunicação
Fotos: Bikenamidia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FETRIECE: RUA RODRIGUES JÚNIOR, 89, CENTRO, FORTALEZA - CE. TEL: 85-3253.0321.
EMAIL: triathlonceara@gmail ou federacaot@gmail.com